BLOG

img

Como estimular as crianças a organizar o quarto

Brincar e se divertir é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Mas quando a brincadeira acaba, é hora de ensiná-los a organizar a bagunça! A partir dos três anos, os pais já podem (e devem) começar a ensinar seus filhos a manterem o quarto limpo e organizado com algumas atividades simples.

Antes de mais nada, ensine:
Ensinar os pequenos a organizarem os brinquedos e manterem o quarto arrumado é uma tarefa que necessita de paciência. Comece dando o exemplo, ou seja, nada de bagunça no seu próprio quarto!

Além disso, pode ser difícil para os baixinhos entenderem uma ordem genérica como “arrume seu quarto”. Por isso, dê indicações específicas: dobrar as roupas, tirar os brinquedos do chão e guardá-los nas caixas.

Arrume brincando:
Estimule a organização por meio de jogos! Uma ideia simples e bacana é criar competições de quem “guarda mais brinquedos” ou “organiza mais rápido”. Assim, a tarefa deixa de ser chata e se torna uma continuação da brincadeira.

Dica: mantenha os brinquedos guardados ao alcance das crianças, nunca em prateleiras muito altas e distantes. Isso evita acidentes, facilita a arrumação e estimula a independência dos pequenos.

Rotina sempre!
Crie uma rotina ao explicar que todos os dias, depois da brincadeira, vem a hora de guardar os brinquedos. Não se esqueça de explicar o motivo de toda a arrumação e destaque as vantagens de ter um quarto organizado.

Além disso, motive as crianças quando as regras são cumpridas! Os pequenos podem ser muito resistentes à organização, por isso, é importante valorizar as tarefas realizadas e motivá-los.

Fonte: Tricae